E.
E. FRANKLIN CASSIANO
PLANEJAMENTO SEMESTRAL
DO
MAIS EDUCAÇÃO – 2014
MACROCAMPO (CULTURA E ARTES)
ATIVIDADE
DE DANÇA
MONITORA:
BRUNA NAIARA RIBEIRO
JARUDORE-POXORÉU-MT
OBJETIVO
GERAL:
·
Garantir a educação integral para
adolescentes e jovens do 6º ao 9º ano ofertando no contra turno escolar
atividades sociais educativas desenvolvidas de acordo com a proposta da
educação integral a ampliação de jornada escolar e organização do currículo
·
Elevar o índice de aprendizagem
·
Reduzir o índice de violência na escola
·
Retirar os alunos de situação vulnerabilidade
proporcionando melhor intercâmbio, entre clientela oportunizando-os, ampliação
de tempos e espaços educativos e culturais, aproximando a escola a sua
comunidade.
·
Criar um clima favorável pedagógico onde
toda a escola envolva-se no processo por meio do projeto político pedagógico
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
·
Aumentar o IDEB da ESCOLA FRANKLIN
CASSIANO
·
Diminuir a indisciplina
·
Promover o espírito de equipe entre o
programa MAIS EUCAÇÃO e a comunidade
·
Encantar o aluno ajudando-o a ampliação
da consciência do ser humano como individuo atuante no grupo
·
Despertar, através da dança o que existe
de melhor dentro dos seres humanos
·
Possibilitar através da dança uma
ampliação no repertorio de movimento de
cada participante
·
Mostrar as possibilidades de trabalhar a
dança com outras disciplinas de formação natural e freqüente
·
Ampliar o repertorio
·
Conhecer, experimentar e explorar
elementos de dança
·
Ampliar possibilidades de interação com
os outros e com o mundo
·
Trabalhar na teoria e na prática
propostas para o ensino de dança que integrem o fazer, a apreciação e a
contextualização artísticas;
·
Trabalhar na teoria e na prática
propostas educacionais que relacionem a dança às demais disciplinas do
currículo.
·
CONTEÚDO:
·
Alongamento
·
Aquecimento
·
Quadrilha junina
·
Transformações da dança ao longo da
historia
·
Expressividade da dança
·
Danças populares
·
Danças típicas de alguns países que
participaram da copa
·
Elementos da linguagem da dança:
articulações, níveis (alto, médio, baixo) e tensões espaciais ( espaços vazios
entre partes do corpo e objetos ) e forma (composição do corpo ao dançar
·
Princípios do movimento ( respiração,
equilíbrio, apoios, dinâmica postural.);
·
Elementos
do movimento ( o quê, como, onde e com que nos movemos);
·
Processos
da dança ( improvisação, composição coreográfica, repertórios);
·
Dimensões sócio-histórico-culturais da dança e
aspectos estéticos (história, estudos étnicos, música, crítica e estética )
METODOLOGIA:
·
Organizar
uma área livre para dançar
·
Realizar
alongamento dos membros superiores e inferiores
·
A
dança será trabalhada a cada aula numa abrangência corporal completa, o que
leva os alunos a executar os passos facilmente percebendo os benefícios que a
dança pode lhe proporcionar
·
A
dança vai sendo desenvolvida com harmonia elegância fortalecendo a autoconfiança
de quem pratica
·
Apresentaremos
ritmos, trabalhando as articulações e a integração do grupo num mesmo
propósito, o de ser feliz e perceber que nunca é tarde, onde não pode faltar
dialogo e respeito
·
Brincadeiras
para coordenação motora e equilíbrio separação dos membros e auto- estima
RECURSOS:
·
CDS
de musicas
·
Maquina
fotográfica
·
DVD
·
Filmadora
·
Microfone
·
Televisão
·
Internet
·
Vídeos
de danças regionais
AVALIAÇÃO:
·
Interesse
·
Participação
·
Ordem
·
Disciplina
·
Espírito
de equipe
·
Organização
Nenhum comentário:
Postar um comentário