quarta-feira, 2 de abril de 2014

plano semestral - dança

E. E. FRANKLIN CASSIANO





PLANEJAMENTO SEMESTRAL
DO
MAIS EDUCAÇÃO – 2014


MACROCAMPO (CULTURA E ARTES)
ATIVIDADE DE DANÇA




MONITORA: BRUNA NAIARA RIBEIRO




JARUDORE-POXORÉU-MT
OBJETIVO GERAL:


·        Garantir a educação integral para adolescentes e jovens do 6º ao 9º ano ofertando no contra turno escolar atividades sociais educativas desenvolvidas de acordo com a proposta da educação integral a ampliação de jornada escolar e organização do currículo
·        Elevar o índice de aprendizagem
·        Reduzir o índice de violência na escola
·        Retirar os alunos de situação vulnerabilidade proporcionando melhor intercâmbio, entre clientela oportunizando-os, ampliação de tempos e espaços educativos e culturais, aproximando a escola a sua comunidade.
·        Criar um clima favorável pedagógico onde toda a escola envolva-se no processo por meio do projeto político pedagógico


OBJETIVO ESPECÍFICO:


·        Aumentar o IDEB da ESCOLA FRANKLIN CASSIANO
·        Diminuir a indisciplina
·        Promover o espírito de equipe entre o programa MAIS EUCAÇÃO e a comunidade
·        Encantar o aluno ajudando-o a ampliação da consciência do ser humano como individuo atuante no grupo
·        Despertar, através da dança o que existe de melhor dentro dos seres humanos
·        Possibilitar através da dança uma ampliação no repertorio  de movimento de cada participante
·        Mostrar as possibilidades de trabalhar a dança com outras disciplinas de formação natural e freqüente
·        Ampliar o repertorio
·        Conhecer, experimentar e explorar elementos de dança
·        Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo
·        Trabalhar na teoria e na prática propostas para o ensino de dança que integrem o fazer, a apreciação e a contextualização artísticas;
·        Trabalhar na teoria e na prática propostas educacionais que relacionem a dança às demais disciplinas do currículo.
·


CONTEÚDO:


·        Alongamento
·        Aquecimento
·        Quadrilha junina
·        Transformações da dança ao longo da historia
·        Expressividade da dança
·        Danças populares
·        Danças típicas de alguns países que participaram da copa
·        Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio, baixo) e tensões espaciais ( espaços vazios entre partes do corpo e objetos ) e forma (composição do corpo ao dançar
·        Princípios do movimento ( respiração, equilíbrio, apoios, dinâmica postural.); 
·         Elementos do movimento ( o quê, como, onde e com que nos movemos); 
·         Processos da dança ( improvisação, composição coreográfica, repertórios);
·          Dimensões sócio-histórico-culturais da dança e aspectos estéticos (história, estudos étnicos, música, crítica e estética )





METODOLOGIA:



·        Organizar uma área livre para dançar
·        Realizar alongamento dos membros superiores e inferiores
·        A dança será trabalhada a cada aula numa abrangência corporal completa, o que leva os alunos a executar os passos facilmente percebendo os benefícios que a dança pode lhe proporcionar
·        A dança vai sendo desenvolvida com harmonia elegância fortalecendo a autoconfiança de quem pratica
·        Apresentaremos ritmos, trabalhando as articulações e a integração do grupo num mesmo propósito, o de ser feliz e perceber que nunca é tarde, onde não pode faltar dialogo e respeito
·        Brincadeiras para coordenação motora e equilíbrio separação dos membros e auto- estima


RECURSOS:


·        CDS de musicas
·        Maquina fotográfica
·        DVD
·        Filmadora
·        Microfone
·        Televisão
·        Internet
·        Vídeos de danças regionais


AVALIAÇÃO:
·        Interesse
·        Participação
·        Ordem
·        Disciplina
·        Espírito de equipe
·        Organização


Nenhum comentário:

Postar um comentário