ESCOLA ESTADUAL FRANKLIN CASSIANO
PLANEJAMENTO SEMESTRAL – PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
MACROCAMPO: MEIO AMBIENTE
ATIVIDADE: HORTA ESCOLAR
MONITORA:
ELIANA LUZIA DA SILVA
JARUDORE – POXORÉU-MT
OBJETIVO
GERAL
·
Garantir a educação integral para adolescentes
do 6° ao 9° ano, ofertado no contra turno escolar com atividades sociais
educativas desenvolvidas de acordo com a proposta da educação integral,
ampliando da jornada escolar e organização do currículo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Contribuir com o aumento do IDEB da
escola;
·
Diminuir a indisciplina;
·
Promover o espírito de equipe entre o
programa mais educação e a comunidade escolar;
·
Encantar o aluno, ajudando-o a descobrir
o prazer de aprender;
·
Proporcionar aos alunos ferramentas de educação
ambiental que venham a contribuir no processo ensino aprendizagem;
·
Proporcionar por meio de atividades interativas
por ambiente escolar;
·
Estimular os alunos a serem multiplicadores dos
conhecimentos sobre o meio ambiente em sua comunidade;
·
Fazer um monitoramento de desenvolvimento de
atividades entre os alunos e pessoas de sua comunidade para que proteja o nosso
meio ambiente e que juntos posamos ter copa saudável e protegida;
CONTEÚDOS
·
Alimentação saudável;
·
Como fazer uma horta;
·
Passos para o preparo da horta;
·
Épocas de cultivos das principais hortaliças;
·
Os nutrientes encontrados nos alimentos;
·
Doenças causadas pela carência dos alimentos;
·
Higiene no preparo das hortaliças, como armazenar
e prepará-las;
·
Experiências práticas na horta da escola.
METODOLOGIA
·
Aulas teóricas e praticas estarão sempre sendo
conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações
praticas para a execução do projeto serão seguidos os seguintes procedimentos
·
Aula pratica
·
Delimitar os canteiros;
·
Adubar o solo com esterco
·
Nivelar os canteiros com tijolos ao redor
·
Fazer o plantio;
·
Regar duas vezes ao dia
·
Aulas teóricas
·
Pesquisar sobre as doenças dos alimentos, fazer
poesia sobre a natureza e paródia
RECURSOS
·
Materiais
·
Terra
·
Adubos
·
Sementes
·
Mudas
·
Enxadas, carriola, regador, rastelo e outros tipos de ferramentas.
AVALIAÇÃO
·
Os alunos serão avaliados através da
participação e do interesse do mesmo, tanto na aula prática quanto na aula
teórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário